domingo, outubro 28, 2012

TICs


Minhas conexões com as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) começaram há, aproximadamente, uma década.
Havia um laboratório de informática na escola onde eu estudava. Naquela época a professora levava a turma lá para que pudéssemos criar imagens, jogar etc. Nesse mesmo período, minha irmã, seis anos mais velha, ganhou um computador com o propósito de facilitar a produção de trabalhos escolares. No início eu tentava usar a máquina, mas a minha irmã não deixava, afinal “Tu é muito pequena pra mexer. Vai estragar!”  
Por um ou dois anos continuei tendo apenas breves contatos com computadores, até o dia e que minha irmã, depois de muita insistência de minha parte, criou um Orkut para mim. A partir daí comecei a procurar entender tudo o que fosse possível sobre a internet: como pesquisar, como conversar com as pessoas... Comecei também a convidar minhas amigas para utilizar aquela rede social.
Na sétima série, havia uma disciplina chamada Tecnologias. Nela aprendíamos a digitar com todos os dedos e a preencher notas fiscais. No primeiro ano do ensino médio (2008) iniciei um curso básico de informática, afinal, naquele momento, os professores já estavam pedindo, na maioria das vezes, por trabalhos digitados e apresentações em power point.  
De 2008 pra cá eu mergulhei nas TICs, aprendi a conviver com elas e a gostar dos benefícios que me trazem. Criei perfis em vários tipos de redes sociais (Facebook, Twitter, Formspring, Tagged...) e também vários blogs (Flogão, Blogspot...), no entanto, com o decorrer do tempo, acabei apagando a maioria das minhas contas.
Agora, durante o curso, participei de uma disciplina eletiva que se chama “Mídias e tecnologias digitais em espaços escolares”, onde aprendemos a lidar com alguns recursos que podem dar certo na inclusão das TICs na escola. Comecei a ministrar aulas e os recursos tecnológicos muitas vezes me ajudam a direcionar o conteúdo aos meus alunos.
A partir das minhas vivências, comprovo que as TICs estão cada vez mais presentes em nossa vida. Os professores e os alunos optam por recursos digitais para transmitir informações e direcionar conhecimentos. As Tics são atrativas e nos auxiliam muito, mas é preciso ponderar os seus usos. O excesso ou o uso inadequado acabam nos cansando, tornando-as, assim, um recurso exaustivo. 

3 comentários:

  1. Concordo, Ely! Acho que o uso moderado é a solução. Às vezes podemos cansar os alunos com isso, mas se usado de maneira correta pode ser uma ferramenta muito boa de comunicação e aprendizagem.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ely!
    Não sabia que existiam disciplinas específicas sobre tecnologias assim.
    Interessante! Algo para se pensar nas escolas :)

    Concordo contigo e com a Aline sobre o fato de que o uso das tecnologias em sala de aula deve ser moderado, caso contrário, realmente cansa os alunos.

    ResponderExcluir
  3. ah, esqueci de dizer que teu blog tá um amor!

    Beijo :)

    ResponderExcluir